23 fevereiro 2016

2º momento da SÉRIE sobre a ZIKA

Então galerinha hoje continuararemos o 2º momento da SÉRIESinais e Sintomas.


*      Você já pensou como realmente saber se você ou alguém que você conheça está ou esteve com os sinais e sintomas da chikugunya, ou da zika ou da dengue?
*      Você já sentiu ou conhece alguém que sentiu dor no corpo, dor nas articulações (juntas), manchas pelo corpo?
*     
Você sabia ou sabe qual o vírus que estava dominando o corpo naquele momento?

Então neste artigo falaremos sobre os SINAIS E SINTOMAS destas doenças causadas pelos Aedes aegypti, continue lendo esse artigo para saber mais...
*      Como diferenciar estes sinais e sintomas,
*      Quais os cuidados que devem ser utilizados para a melhor recuperação destes e
*      Como não deixar que o vírus cause consequências piores ao corpo.
Bom, o tão pequenino mosquito Aedes aegypti, transmite as doenças febre amarela, a chikugunya, a zika e a dengue, mas iremos destacar os sinais e sintomas que a chikugunya, a zika e a dengue manifestam estas que estão tirando o sono e sossego de muitas pessoas, principalmente aqui no Brasil.
Não daremos maior atenção à febre amarela, porque o Brasil oferece a vacina gratuitamente, disponível nos postos de saúde, segundo calendário de vacinação em qualquer época do ano. É uma doença controlada no Brasil e desde 1942 não há registro de nenhum caso urbano, entretanto, houve registro da contaminação de algumas pessoas pela febre amarela silvestre, pessoas estas que não foram vacinadas e estiveram em regiões consideradas de risco.
Os sinais e sintomas destas 03 (três) doenças são muito parecidos entre si, com poucas variações, então vamos às diferenciações entre estes.
Na infecção pelo vírus da ZIKA, transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, pode se manifestar fotofobia (incomodo ocular com a claridade), conjuntivite (olhos avermelhados) que pode estar presente ou ausente, manchas avermelhadas pela pele que manifesta nos primeiros dias em todos os casos, febre menor do que 38,5º que dura de 01 a 02 dia ou até mesmo ausência de febre, dores articulares, musculares, dor de cabeça leve a moderada e coceira pelo corpo leve a intensa, ausência de sangramento, manifestar aftas, dores nas costas, acometimento neurológico mais frequente que as demais.
A infecção causada pelo zika é mais branda em relação às demais. Os primeiros sintomas aparecem entre 03 a 12 dias após a picada do Aedes aegypti e duram de 04 a 07 dias.
Na infecção pelo vírus da CHIKUGUNYA, transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, pode se manifestar febre acima de 38,5 graus, de início repentino com duração de 02 a 03 dias, dores intensas e presente em 90% dos casos nas articulações dos pés, mãos, dedos, tornozelos e pulsos, inchaço nas articulações moderadamente a intensamente, manchas vermelhas na pele que podem manifestar do 2º ao 5º dia, coceira leve que pode manifestar em 50% a 80% dos casos. Pode manifestar também, dor de cabeça, dores nos músculos, leve sangramento, vermelhidão nos olhos e cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas.
A CHIKUNGUNYA é menos grave que a dengue, os sintomas aparecem entre o 3º ao 7º dia depois da picada do Aedes aegypti.
Na infecção pelo vírus da DENGUE transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, pode se manifestar mais severamente, podendo ter dores de cabeça, febre alta 39º a 40º com duração de 4 a 7 dias, tonturas a principal manifestação clínica que a difere são as dores das articulações, além de sangramentos no nariz e gengivas, dores abdominais intensas e contínuas, vômitos persistente, dor atrás dos olhos, perda de peso, fraqueza, manchas na pele a partir do 4º dia principalmente na face, tronco, membros e palmas das mãos e plantas dos pés, casos raros de conjuntivite e inchaço nas articulações, presença moderada a grave de sangramento e presença de plaquetas baixas ao exame de sangue.
Na infecção pelo vírus da DENGUE, é preciso preocupar com os sinais de alarmes como:
  • Dor abdominal intensa,
  • Vômitos persistentes,
  • Sangramentos,
  • Irritabilidade ou lentidão.

Próximo momento falaremos sobre as confirmações dos vírus causadores dos sintais e sintomas.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar e contribuir com o incentivo a leitura.