11 fevereiro 2016

“VOLTA ÁS AULAS SEM O MOSQUITO E SEM AS DOENÇAS”.

Oi GENTEMM que saudades.... Ontem não pude aparecer, estava organizando as volta ás aulas e como vocês já sabem, além de professora sou enfermeira e este ato de cuidar, esta mania de prevenção, de cuidados à saúde pública está agarrada a mim, enquanto enfermeira. Agradeço fielmente aos meus professores, a Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros, que contribuíram com minha graduação a algunnnsss anos atrás, agradeço também as faculdades e entidades em que trabalhei a cada profissional que aprendi um pouco e um muito com cada um, mas.... Vamos falar do trabalho que foi desenvolvido, um projeto educativo, neste primeiro dia de aula no Colégio o qual sou docente.
Primeiramente afixamos um painel com informações pertinentes ao assunto:
“VOLTA ÁS AULAS SEM O MOSQUITO E SEM AS DOENÇAS”.
PREVINA SE:
01-               Use repelente, não use perfume, use roupas largas e claras.
02-                Escolha e realize o dia da faxina,
03-                Atente aos sinais e sintomas.
Outro cartaz tranquilizando aos pais que nós, professores, monitores, funcionários e entidade, estamos tomando os devidos cuidados, oferecendo:
ü  Repelentes naturais expostos pelos cômodos da escola,
ü  Salas climatizadas,
ü  Cronograma ao nosso dia de faxina na escola.
Além do painel todos os funcionários foram orientados e realizados uma escala para que junto aos alunos realizem as faxinas no ambiente escolar, para assim, sensibilizá-los e aguçá-los a este olhar aos focos existentes e aos possíveis focos. Cada aluno levou um recadinho para casa com orientações sobre os cuidados, inclusive sobre a facilitação da vistoria do profissional de saúde em suas casas e lotes vagos.
A situação em que estamos vivenciando é assustadora sim, uma epidemia causada por um pequeno mosquito, o  Aedes aegypti, este que ganhou todo este poder por culpa nossa seres humanos, por “N” questões, mas gostei muito do lema do Ministério da Saúde, “Se o mosquito pode matar ele não pode nascer” e é isto mesmo, agora nos resta impedir a reprodução deste, tomando assim os devidos cuidados.
Sobre esta epidemia, sei que existem diversas informações em todas as mídias, mas percebemos que ainda estamos sendo vencidos pelo pequenino mosquito, então estarei a cada semana ressaltando sobre um tema específico, farei pesquisas, buscas a fontes confiantes e uma vez por semana iremos trabalhar um assunto.
Separei alguns temas a serem abordados por semana:
1ª semana: falaremos sobre o uso dos repelentes,
2ª semana: falaremos sobre os sinais e sintomas destas variadas doenças causadas pelo Aedes aegypti,
3ª semana: falaremos sobre as formas de transmissão destes vírus,
4ª Semana: falaremos sobre os mitos e as verdades que circunda sobre estes temas.
    Aguardo a contribuição e participação de vocês,
deixem nos comentários abaixo suas dúvidas, opiniões, sugestões, agreguem informações.
Vamos participar.
Se cada um fizer sua parte, venceremos essa epidemia.




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar e contribuir com o incentivo a leitura.