29 março 2016

Você conhece os medos do seu filho? Sabe como vencê-los?

OI GENTEMMM, precisamos retornar a SÉRIE sobre o Medo na Infância, já faz um tempão em que o último artigo foi divulgado, ohhhhhh quase 01 mês kkkk, o último post foi publicado em 01-03-16, meu Deus que vergonha, desculpe-me, mas muitas coisas aconteceram de lá até a data atual, indicações, entrevistas, estreia no Elluz, divulgação da cara nova do blogger, a partida do meu filho, o dia das mulheres, indicação de livros, fórun, feriado, afff, mas não podemos deixar a SÉRIE parar já que esta me proporcionou um bom feedback.

É... Esta vida de mãe não é fácil precisamos ser um pouquinho de cada profissão, a cada momento da vida de nossos filhos e em continuidade a esta área de mãe-psicóloga vamos conhecer as indicações de livros a partir de 04 anos de idade.
“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”
Bamberger.
E este é um dos papeis de nós pais reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar o hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância.
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a aquisição de conhecimentos, recreação, informação, imaginação, emoções, e interação necessárias ao ato de ler de uma forma prazerosa e significativa.
Quando a criança ouve uma história é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, realiza uma interação verbal, podendo assim pais e filhos expressar seus variados sentimentos no momento de leitura, por este momento consegue então desenvolver a aproximação de pais e filhos e então debaterem sobre os diversos comportamentos e sentimentos que os envolvem.
Durante o desenvolvimento, a criança passa por estágios psicológicos que precisam ser observados e respeitados, essas etapas não dependem exclusivamente de sua idade, mas também de seu amadurecimento psíquico, afetivo, intelectual e seu nível de conhecimento e domínio do mecanismo da leitura.

Continue conosco para conhecer os livros que serão indicados para crianças a partir dos 04 anos de idade que abordam o assunto, MEDO NA INFÂNCIA.


Não se esqueça de nos contar como você e sua família trabalha ou trabalhou o medo na vida dos seus filhos, sobrinhos, amigos.
Estamos aguardando um pouco de suas experiências e sugestões para as mães e familiares que estejam vivenciando este problema.
Até mais.
Ana Paula Silva Crispim

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Eu não tenho filhos mais,tenho o meu irmão que eu cuido como se fosse.quando ele tem medo de algum coisa eu converso e mostra que as vezes os medos dele são de coisa bobas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Douglas, parabéns pelo cuidado com o irmão. Abraços

      Excluir
  2. Olá Ana Paula,
    Que assunto bacana, milha filha teve uma infância sem medos, não me lembro de nenhum fato em que ela tenha expressado algum medo. Desde bem pequenina sempre lia historia para ela, principalmente antes de dormir, e hoje ela é uma leitora ativa. Adorei a indicação dos livros, espero que ajude as mamães que passam por esse problema a ajudar seus filhos.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Line, sua filha não ter medo é sinal de segurança, mas sé muito comum o medo em determinadas fases. Também tenho o hábito de ler com meu filho antes de dormir, é um incentivo e tanto a leitura. Abraços.

      Excluir
  3. Olá Ana!
    Eu não tenho filhos, mas vou falar como filha, minha mãe me apresentou à leitura desde que eu era bebê e ao longo do meu crescimento ela me enchia de livros (sabe aquelas coleções das histórias clássicas?), eu acredito demais que foi essa influência que me tornou a amante de livros que sou hoje. Sei se post aborda livros para ler pros filhos, mas como não tenho, falo da minha experiência com a leitura. E pode ter certeza que se um dia eu tiver os meus, a leitura vai ser agregada desde bebê, eu cresci assim e sou feliz demais com essa minha "paixão".

    PS: Que layout mais amor <333

    Beijos!
    www.belezasemdrama.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia, verdade e parabéns para sua mãe pelo incentivo e a você que continuou com a leitura, falo que a mudança do mundo esta nos leitores. Desde minhas gravidez já lia para os meus filhos e sentia os movimentos deles na barriga. Felicidades e tudo de bom, obrigada.

      Excluir
  4. Amei o post, minha mãe me influenciou muito a ler ela é apaixonada por livros e se hoje gosto tanto assim de ler com certeza foi devido a ela. E esse é um ótimo assunto para ler para crianças, eu era muito medrosa ainda sou um pouco kk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa, que bom que sua mãe te influenciou a leitura e que você também goste da leitura, continue assim e em relação ao medo, lembre se tudo é fruto da sua imaginação e você é mais forte do que seus pensamentos, basta querer e controla-los. Bjs

      Excluir
  5. Eu não temho filhos mas sempre me interessei bastante sobre assinstos relacionadoa a crianças,adorei seu texto e com certeza voltarei para ver o restante da série...Bjinhos 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Morgana que você interessou pelo assunto, volte mesmo nos posts anteriores, você vai gostar. Bjs

      Excluir
  6. Olá Ana Paula, tudo bem?
    Não tenho filhos, mas falo como filha. Desde cedo, minha mãe me presenteava com livros infantis (Cinderela, Bela Adormecida, etc.) e também me contava historinhas que ela mesma inventava. Sendo assim, cresci sem muitos medos e fui aprendendo aos poucos a lidar com os poucos que tinha.
    Hoje em dia perdi o hábito de ler devido a algumas coisas que aconteceram comigo, mas gostaria de transmitir ao filho que um dia vou ter o quão importante é ler. Além de ensinar alguma coisa, os livros trazem sempre cultura.
    Seu post ficou muito bacana!
    Beijos :*

    http://midnight-skies.esy.es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gaby, tudo bem, obrigada. Parabéns a sua mãe e a você pelo interesse na leitura e contos de estorias. Não sei o que tenha acontecido contigo, mas não deixe de ler, talvez a leitura lhe possa ajudar, hoje temos livros de várias maneiras para facilitar a leitura. Obrigada e beijinho.

      Excluir

Obrigada por participar e contribuir com o incentivo a leitura.