06 abril 2016

A nova ferramenta de leitura esta aprovada ou não?

Oi GENTEMMM bom dia, bom dia, bom dia, a dica de hoje é um assunto que nós brasileiros ainda estamos em fase de adaptação, é um novo formato, uma nova opção de leitura, uma ferramenta que o leitor pode carregá-la para todos os lugares sem ocupar grande espaço e nem pesar tanto a bolsa e nem mesmo corre o risco de amassar, rasgar ou criar as famosas orelhas de burro nos livros e a leitura pode acontecer em qualquer lugar a qualquer hora, nos ônibus, metrôs, nas filas a espera da consulta médica, nas filas dos bancos, ou seja, facilita muito a vida do leitor.
Você já se identificou qual a ferramenta da dica de hoje? E você já adaptou a esta ferramenta, já substituiu ao livro de papel por esta novidade?
Esta ferramenta beneficiara aos leitores brasileiros por variadas questões, além das já citadas acima deve-se levar em consideração a dimensão territorial brasileira qual dificulta a muitos leitores o acesso à livrarias, tornando o caro e difícil aos moradores mais distantes das grandes cidades e assim com os livros digitais, isso ficara mais fácil, permitindo em apenas alguns cliques ter se o acesso ao livro desejado e disponibilizado.
Esta é uma desvantagem que o leitor ainda encontra, nem todos os exemplares são digitalizados e muitos dos que estão disponíveis são comercializados por vendas em cartões de créditos, dificultando para o leitor jovem que nem sempre possui este meio de compra.
Então você conhece a história desta ferramenta? Continue por aqui para saber um pouco mais...
 Mesmo sendo novidade para nós brasileiros os e-book ou livros digitais, estes quais são classificados como qualquer conteúdo de informação em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos, surgiu em 1971, quando Michael Hart liderou o projeto Gutemberg.
A ideia era que os livros digitais fossem totalmente gratuitos, permitindo que a literatura fosse mais acessível. Mas o primeiro livro digital somente foi publicado 22 anos depois, em 1993. Daí em diante, o mercado de e-books começou a se desenvolver, tendo, em 2012, respondido por cerca de um quinto (20%) das vendas de livros nos Estados Unidos.

Apesar de ainda serem pouco conhecidos e utilizados pelos brasileiros, os e-books podem ter uma presença cada vez maior no mercado por conta da aprovação daqueles que já os utilizam e de leis que buscam torná-los mais acessíveis.

No entanto, a leitura digital ainda enfrenta alguns obstáculos no Brasil, são poucos os domicílios brasileiros que têm algum dispositivo móvel compatível com a leitura digital ainda sendo dominado pelas classes A e B, mas, em um futuro próximo, espera-se que haverá mudanças significativas.
Acredita-se que ler um e-book será muito mais acessível para os brasileiros e o que contribui para isso é a crescente ascensão das máquinas e a expansão da internet.
A tendência é que, nos próximos anos, a transição do livro impresso para digital no Brasil seja mais intensa, com uma maior presença do formato digital na educação. Um dos fatores que traz esta dimensão é o edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação, referente ao ano letivo de 2015. O mesmo solicitou que as editoras entregassem os livros em formato de e-book. Sendo assim, especialistas estimam que, se essa tendência continuar, entre 2015 e 2017 toda a educação básica estaria adaptada ao livro digital.
Para facilitar ainda mais a vida dos leitores relacionei alguns sites que são possíveis baixar livros gratuitamente, confira a lista abaixo.
Já que este hábito ainda circunda poucos brasileiros gostaria de saber sua opinião em relação a esta ferramenta.
Você já leu algum livro digital? A disponibilidade dos e-books facilitou o seu hábito de leitura?
Você acredita que os e-books conseguirão substituir os livros de papeis?
Você tem preferência aos digitais ou aos de papeis tradicionais.
Não saia sem deixar sua opinião e seu comentário.




Comente com o Facebook:

32 comentários:

  1. Oi, Ana, tudo bem?
    Gosto de e-books e das facilidades que surgiram junto com os livros digitais, mas sou apaixonada por livros impressos, acho que nunca vou conseguir desapegar, haha.

    Beijinhos,
    www.julietaemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Lillian também sou adepta aos tradicionais, é muito bom não é mesmo. Obrigada e vai deixando-os com você, mas se um dia resolver desapegar estamos aqui de braços abertos. Bjs

      Excluir
  2. Sinceramente prefiro pegar o livro na mão sentir o cheiro de livro novo, nada melhor que isso rsrs ^^
    Bjss <3

    www.lekamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Leka, também gosto muito disso, mas os digitais ajudam bastante, quando estou sem sono e meu marido já dormindo com luzes apagadas recorro me a eles. Bjs

      Excluir
  3. Yay! Eu ODEIO e-books, e meio que sem motivos. Eu não consigo ler e-books de jeito nenhum, me cansa, fico com dor de cabeça, e não tem aquele feeling maravilhoso de você passar a página e sentir que o livro está terminando.
    Além do mais, adoro cheiro de livros! DFGSKJGS Sou muito mais o tipo de pessoa que prefere ter uma estante gigante no meu quarto com livros *O* Infelizmente não tenho esse espaço todo aqui em casa, então tive que optar por e-books às vezes, mas na maioria é LIVRO MESMO, E DA-LHE LIVROS <3
    Adorei seu post, gata! *O* E eu nem sabia que essa parada existia há tanto tempo O_O DHFSGKFDGS
    Beijoooos <3

    www.by-unicorn.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto ai Dani, vamos ler e ler, cada um se adaptando a melhor forma, o importante é manter a leitura atualizada. Obrigada. Bjs

      Excluir
  4. Olá Ana! Tudo bom?
    Sinceramente e de coração, eu prefiro o livro impresso, por mais que o livro digital facilite a vida (em alguns sentidos), eu escolho o impresso. Talvez eu seja oldschool demais, mas eu gosto muito de sentir as páginas, tocar, cheirar (hehe, tenho esse vício), fazer marcações com post-its, enfim ^^ É mais pela experiência do que outra coisa! Ter uma estante cheia de livros é também maravilhoso e isso não seria possível com livros digitais :)

    Mas, um dia quem sabe não mudo de opinião xD Por enquanto, minha escolha é o impresso, quem sabe no futuro, hehe.

    Beijinhos, amei seu blog! Amo livros <3
    Sarinha,
    http://pequenomundodesarah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sarah, também gosto muito do livro impresso, os digitais colaboram mas não substituem os tradicionais. Obrigada, obrigada. Bjs

      Excluir
  5. Minha preferência é por livros impressos, mas sempre que estou sem um livro pra ler eu vou atrás de ebooks. Gosto de ebooks pelo baixo custo e facilidade de encontrar.
    Não sabia que ebooks eram tão antigos assim, achava que era coisa uns 8 anos atrás no máximo.

    ResponderExcluir
  6. O e-book vai, sem dúvidas facilitar a leitura para muitos, mas eu sou das antigas. Gosto de sentir os cheiro do livro, de abrir com cuidado, de guardar com mais cuidado ainda e de carregar o mais protegido possível <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também Ana, sou destas que reconhece o valor do e-book, mas não deixa os antigos kkkk. Bjs

      Excluir
  7. Olha, hoje eu to lendo mais em pdf do que livro físico por questões financeiras. Não tenho nenhum problema em ler livro digital, com certeza é melhor que nada. Mas sim, prefiro o livro físico mil vezes. Não sou de sentir o cheiro nem nada, só queria ter uma estante repleta deles mesmo, ter um cantinho que me faça sentir bem. Livros me fazem mais que bem!
    isabellefelicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, os pdf facilitam nestas questões, temos de fácil acesso, mas os físicos realmente são insubstituíveis. Bjs

      Excluir
  8. Olha, hoje eu to lendo mais em pdf do que livro físico por questões financeiras. Não tenho nenhum problema em ler livro digital, com certeza é melhor que nada. Mas sim, prefiro o livro físico mil vezes. Não sou de sentir o cheiro nem nada, só queria ter uma estante repleta deles mesmo, ter um cantinho que me faça sentir bem. Livros me fazem mais que bem!
    isabellefelicio.com

    ResponderExcluir
  9. Olá! Adorei seu post. Eu também acho que um e-book nunca vai substituir um livro impresso. Mas, acho que facilita muito na leitura também. Tem vezes que queremos ler livros muito grandes, (como é meu caso no momento, que estou lendo um livro de 300 páginas) que são difíceis de carregar. Você quer ler no ônibus, no metrô e não tem condições de carregar um livro pesados desses na bolsa. Por isso acho que o e-book serve muito bem nesses casos, mas não como uma substituição permanente.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Debora, concordo com você, só temos que agradecer as facilidades para nós leitores não é mesmo. Bjs

      Excluir
  10. cara, eu, sinceramente não gosto, minha vista dói lendo e-book, gosto mesmo é do clássico, de virar as páginas, sentir o cheirinho de novo, ou de velho! siuahsuiahs

    blog lindo,
    peixinhos!
    talodemaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também Gabbe, gosto mesmo é do tradicional, do clássicos, do velho antigo livro de papel. Bjs

      Excluir
  11. oie, tudo bem? Pessoalmente, acho que o e-book nunca vai substituir o livro impresso, eu amo o cheiro de livro novo e adoro poder tirar fotos com eles rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vick, tudo bem sim, obrigada por estar por aqui. Bjs

      Excluir
  12. Eu amo e-book. A maioria dos livros que leio são assim, mas ainda assim eu compro o livro impresso. A sensação de pegar no livro, cheira-lo é demais.

    www.viciosdevaneios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom mesmo Nilzete é que temos as duas opçções não é mesmo. Bjs

      Excluir
  13. Oie, tudo bem? Realmente os livros digitais estão ocupando cada vez mais o dia a dia dos leitores. Eu já li alguns livros digitais, no entanto ainda prefiro impresso. Eles com certeza ficam melhores na estante haha Adorei o post. Beijos, Érika <3

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem Alice, kkkk nossas estantes ficam lindos heim com as coleções de livros. Obrigada, Erika, bjs

      Excluir
  14. Ana, o livro digital tem seu fascínio. A facilidade de levar, de ler em qualquer ambiente mesmo com má iluminação, a possibilidade de carregar uma biblioteca inteira na bolsa... Mas o prazer de abrir um livro, apreciar a capa... Nossa! Acho que esse encanto nunca vai perder seu valor!

    ResponderExcluir
  15. Olá Ana Paula, tudo bem?
    Eu não gosto de e-books, pois ficar por muito tempo em frente ao notebook me deixa com dor de cabeça e cansaço na vista. Apesar de serem mais práticos, ainda prefiro livros físicos para manusear, sentir o cheiro das páginas e também para utilizar marcadores fofos.
    Gostei bastante do seu post.
    Beijos :*

    http://midnight-skies.esy.es

    ResponderExcluir
  16. Adorei, com a vida corrida e a minha correria do dia-a-dia prefiro o e-book.
    Mesmo não sendo tão fã de leitura frequentemente.
    Parabéns pelo seu blog
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre preferi livros impressos, mas acho uma ótima opção. Inclusive eu estou fazendo um trabalho de pesquisa da facul em um livro enoooorme, e ele só tem impresso, ah como eu queria dar um ctrl + F pra achar o que eu quero nele!

    ResponderExcluir
  18. eu confesso que no começo tinha um pouco de preconceito com essa nova ferramenta, porém agora está super na minha wishlist!

    ResponderExcluir
  19. pra ser sincera, eu prefiro um milhão de vezes o livro físico porque acho que você sente uma emoção maior com o livro em mãos. Leio e-books, mas não muito justo baixar pdf's, já que não vamos estar exatamente pagando pelo trabalho do autor :/ (minha opinião!). Olhando pelo ponto de vista ambiental e acessibilidade, os e-books são melhores, já que é muito mais fácil comprar o livro na hora e já começar a ler do que ir numa livraria... Apesar de tudo isso, ainda amo o cheiro dos livros <3 amo pegar em livros *--*
    adorei o seu post! super completo e informativo :)
    beijos :*
    http://memorialices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie Ana,
    Não me adaptei ao novo modelo. Não consegui criar vinculo com o que eu estava lendo, não pude sentir o peso das páginas ainda não lidas ou a emoção ao ver a capa todas as vezes que ia abrir o livro. Fora o fato de ter a sensação de estar lendo sempre o mesmo livro. Sou adepta do papel ainda, das folhas amareladas e do cheiro de livro novo. rsrsrsrs posso estar ultrapassada...

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro ler, mas não gosto mt de ebooks!
    sim eles tem o lado bom de tornar as leitura mais acessivel, mas acredito que não podemos dispensar os livros impressos.
    bjsssssss

    ResponderExcluir

Obrigada por participar e contribuir com o incentivo a leitura.